Maria e Zé

Igreja Matriz
de Ponte de Lima

28.09.24

14h30

A Igreja Matriz de Ponte de Lima, também conhecida como Igreja de Santa Maria dos Anjos, é um templo edificado entre os séculos XII e XIII de modestas dimensões e feição românica.
Nas Cortes de Évora de 1444, os procuradores de Ponte de Lima declararam que "a Igreia uelha era tam pequena Em que nom podiamos caber".

Os recursos financeiros para o novo templo foram atendidos por D. João I de Portugal e pelo regente D. Pedro, tendo-se prolongado a obra até à data de 1450. O templo então construído, apresentava nave única. Uma nova intervenção a partir de 1567, terá conferido à nave o aspecto tripartido que actualmente apresenta.


Em maio de 2013 foi classificada como Monumento de Interesse Público.

Paço de Lanheses

A 30 de Março de 1818, o conde D. Antão José Maria de Almada aceita casar em Lisboa com a herdeira desta propriedade, D. Maria Francisca de Abreu Pereira Cirne Peixoto, filha única de Sebastião de Abreu Pereira Cirne Peixoto, 1º senhor da então Vila Nova de Lanhezes. Ao fazê-lo assume o seu lugar na casa, que pertencia à família desde o século XVI.

Esta família, estabelecida há séculos em Lisboa, tem a sua origem, segundo os antigos nobiliários, num cruzado inglês que acompanhou a frota de William Longsword, filho ilegítimo de Henrique II da Inglaterra e meio-irmão de Ricardo Coração de Leão, que chega a Portugal para lutar contra os mouros durante a conquista desta cidade. Como recompensa pela sua bravura, conta a lenda, que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, lhe deu a cidade de Almada, de que ele terá assumido o nome.
Como facto, este sim documentado, em 1445 D. Álvaro Vaz de Almada recebe do rei da Inglaterra Henry VI a prestigiada Ordem da Jarreteira e o condado de Avranches, região junto ao mar com importante cidade fortificada, situada no Ducado da Normandia, como recompensa por suas façanhas na Guerra dos Cem Anos.

O Paço de Lanheses pertence aos condes de Almada e Avranches desde o século XIX. Hoje a representação dos títulos de está em D. Lourenço José de Almada, nascido em Abril de 1961, natural de Lanheses, pai de três filhos, que a reparte com sua mãe e seus quatro irmãos.

16h30

Igreja Matriz de Ponte de Lima

R. da Matriz 14, 4990-045 Pte. de Lima

Paço de Lanheses

Lgo Capitão Gaspar de Castro 465, 4925-411 Lanheses

fato escuro